Atlantis no KSC - Revell - 1/72

Atualização 04Jul21
Vamos reativar este projeto ... agora vamos avançar de verdade.
Iniciei o projeto em Janeiro de 2018 e parei várias vezes. A última vez que mexi foi em outubro de 2019 !!! Tava tudo guardado e protegido num plástico - nada estragou nem descolou.
Procurei e achei todo o material que vou usar e as peças do kit da Revell.
A ideia não mudou: quero fazer o diorama do Atlantis como ele está lá no Kennedy Space Center. Inclusive com os visitantes na plataforma de observação. Pra isso eu comprei um pacote de figuras 1/72 em 10 posições diferentes. Não são muito detalhadas mas quero colocar umas 70 pessoas. Vai dar um trabalhão pintar uma por uma.


Atualização 11Mai20
Olha só quem voltou pra bancada!!
Vamos empapelar mais um pouco esse shuttle. Tenho todo o material aqui pra recomeçar.
Tinha que ser hoje - até a ISS vai passar aqui em cima de Curitiba as 18:25


Atualização 14Out19
Dando continuidade refiz o revestimento do conjunto dos bocais pequenos. Agora fiz em 5 peças de papel. Acho que sujei demais, mas o verdadeiro também não é branquinho.
Trabalhei na traseira onde vão os bocais grandes. recortei as peças no papel liso e fiz a textura dos ladrilhos na mão - deu um baita trabalho. Acho que vou usar massa nas juntas embora não vá aparecer pois será tudo preto.
Atualização 10Out19 
Tá devagar mas não tá parado...
Trabalhei na parte de baixo do Atlantis. Na remontagem eu lixei as juntas e perdi algumas linhas dos ladrilhos, então risquei algumas centenas com a ponta do estilete.
Depois que defini onde vai ser pintado e onde vou revestir com papel foi só pintar de preto com pincel. Mas o fundo não é preto preto e sim chamuscado. Tentei fazer o efeito com tinta óleo cinza neutro. Depois que secou passei verniz fosco e esta etapa acabou.
Trabalhei também nos bocais auxiliares na lateral traseira:
A espessura das paredes dos bocais tava exageradamente grossa então foi pra micro retifica com uma ponta cônica. Fiz os moldes pra recorte no papel manteiga e depois cortei no papel gofrado e no papel liso - são 4 peças pra revestir cada conjunto. Depois risquei com lápis pra simular a divisão dos ladrilhos.
Ficou uma porcaria ... vou refazer tudo... é só papel mesmo.

Aqui no rudder já desenvolvi uma técnica melhor. O revestimento parece um tecido colado mesmo. Copiei o formato no papel manteiga usando grafite e o esfuminho. Recortei no papel gofrado e risquei os ladrilhos com uma ferramenta que eu fiz (afiei uma ponta seca metálica e coloquei um cabo). 
Primeiro verniz brilhante e depois colei no local. Pintura das partes pretas e depois os efeitos com a tinta óleo. Por fim colar o papel texturizado branco. Só risquei as emendas e passei verniz fosco em tudo.


Próximas etapas acho que serão os bocais traseiros, os grandes e os pequenos.

Uma coisa é certa: o lançamento não será este ano ... mas vamos indo devagar, devagarinho.


Atualização 30Set19
Olha só quem acabou de aterrizar na bancada!! 
Estou retomando esta montagem e com certeza vou continuar com a minha proposta inicial - que é ser fiel ao máximo ao Atlantis lá do KSC.
Agora sim com o papel correto. 
Com certeza vai ser um projeto demorado - talvez leve anos pra concluir. 

Atualização 07Mai18
Olha só o que eu encontrei numa papelaria aqui perto!
Agora sim posso continuar essa restauração. Só tenho que terminar os 2 Hércules ...



















Atualização 20Mar18
Muito bem ... só que não!
Vou ter que suspender a montagem do Atlantis! Que droga!! Não estou encontrado o papel correto pra revestir o bicho. Papel gofrado branco 90 ou 120g/m2 não existe em Curitiba!
No MercadoLivre tem, mas o frete pra 1 pacote de 50 folhas A4 fica em $38 reais e o papel $23. Vou suspender a montagem até decidir o que fazer. Por enquanto vai ficar empacotado a espera de um milagre. 
==> pra não ficar parado vou iniciar o X-Wing...



Atualização 09Mar18
Finalizei a cabine de comando. As janelas são de vidro liquido pois as originais estavam sem condições de uso. Colei um reforço embaixo do piso da cabine pra evitar que se desloque na reentrada ou manuseio.
Iniciei a colagem dos ladrilhos - isso vai demorar um bocado. Estou usando o lado liso do papel telado 150g/m2. Mas primeiro faço um molde com papel alumínio, depois recorto em papel sulfite e finalmente no papel telado - sempre testando os encaixes. Depois pinto de preto e risco os ladrilhos com o estilete. Ponho um pouco de giz pastel cinza claro e uso o esfuminho pra destacar as linhas. Depois envernizo tudo com pincel e verniz fosco.
Deixo num saco plastico pra proteger de manchas e poeira até eu voltar a mexer de novo. 
A próxima postagem vai demorar um pouco. Só quando estiver mais pronto ou totalmente pronto este revestimento.
Atualização 07Mar18
Olá a todos. Hoje consegui chegar na minha bancada e fazer alguma coisa. 
Estou iniciando o revestimento do Atlantis e já vi que a coisa var ser demorada mesmo. Não sei se consigo terminar no 1º semestre ou só no segundo.
Com a micro retífica abri uns buracos que tem ali na frente da nave (não sei pra serve).
A janelas superiores eu descartei pois estavam bem embaçadas e refiz com vidro liquido. Estou fazendo as molduras de todas as janelas separadamente pintadas de preto - tudo de papel gramatura 120 ou 180g/m2. Onde colar o revestimento já vou envernizando pra evitar manchas.
Quero fazer todo o revestimento em papel pra ficar bem realista com o Atlantis lá no KSC.



Atualização 24Fev18
Depois de vários dias com excesso de preguiça retomei de leve a restauração do Atlantis.
Abri todas as saídas de jato (todas vieram fechadas) e algumas até faltando. 
Remontei o corpo e foi muita cola e massa. No lixamento perdi muitas linhas de painéis.
Passei um primer cinza em tudo pra ver os defeitos e juntas. Mas já está bom. Acho que não vou fazer pintura externa com tinta! Como o shuttle verdadeiro ele é todo revestido com ladrilhos refratários e um tipo de tecido para a blindagem térmica. Por baixo acho que vou pintar de preto sim, mas por cima acho que vou usar papel no revestimento. Vai dar um trabalho legal, mas vai ficar mais preciso.
Já estou preparando os decais também. Vou imprimir em casa no papel WaterSlide. 





Atualização 10Fev18
O hangar por aqui tá super lento! Pouquíssima coisa pra mostrar, mas vamos lá: 
Fiz um sopão com soda cáustica que limpou quase tudo. Acho que eu usei tinta esmalte de pintar janela de ferro super grossa. Agora dá pra ver nitidamente que os ladrilhos refratários no kit não tem nada a ver com os verdadeiros - tamanho e posição tá tudo errado. Vai dar um trabalhão pra fazer isso do jeito certo.

Atualização 04Fev18
Mais uma atualização! 
Só trabalhei na plataforma de visitantes. Está quase concluída, só faltando um corrimão cromado em torno da mureta de vidro.
Fiz os cavaletes de MDF cortado numa só peça com a tico-tico, depois pintei com spray preto brilhante. O piso da plataforma é brilhante e o resto deixei fosco.
Estou vendo se ponho algumas fotos na plataforma - mas já tá ficando parecido com o lugar verdadeiro.
O ângulo de inclinação eu arredondei para 43º (o correto é 43,21º).

Atualização 26Jan18
A demolição continua !! Ainda não sei como tirar a tinta. Acho que eu usei tinta esmalte e pintei tudo com pincel na época.
Mas pelo menos já estou fabricando a base.


Atualização 25Jan18
Agora sim iniciando a restauração!
Já desmontei algumas peças. Até agora pouquíssimas peças quebradas, muitas das quais não vou usar mais mesmo. O trem de pouso foi substituído por um cavalete enorme. O interior da cabine está fechado - nada visível.
Mas a área de carga vai ser complicado!. Está vazio mas assim mesmo tem um milhão de pequenos detalhes.
Ainda não tirei os adesivos velhos porque tenho que copiá-los e tirar as medidas. Depois vou tentar fazer em casa no papel WaterSlide mas acho que os escritos dá pra pintar direto com máscaras.
Não sei ainda se tiro a pintura velha ou só lixo tudo. As áreas pretas da parte externa são pequenos ladrilhos refratários e nas áreas claras parece ser um tecido. Pra simular esta textura externa estou testando papeis. 


Atualização 24Jan18
Muito bem amigos! Demorou mas chegou a vez de tentar uma restauração.
Desenterrei do meu sotão este Space Shuttle que montei há uns 30 anos na escala 1/72.
Depois que conheci a história e ver pessoalmente a verdadeira Atlantis exposta no cabo Canaveral-Florida decidi restaurar a minha. 
Acho que vale a pena tentar pois ela está completa.
Minha ideia é fazer um diorama e posicioná-la igual como está no saguão da Nasa, com a base e tudo e até alguns visitantes (talvez eu mesmo). Estou com muitas ideias - vamos ver o que sai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário