F1 Ferrari F60

Ferrari F60 - Tamiya 1/20 - Finalização
Olá a todos que acompanham este blog.
Finalmente terminei a Ferrari. Levou quase 3 meses, mas eu fiz muitas pausas - dava pra terminar bem mais rápido.
Segue as fotos dos últimos detalhes acrescentados e as fotos especias no meu estúdio.
Aumentei os pinos de engate do bico, senão não ficaria na posição no corpo do carro.


Montagem parte 10
Mais uma atualização


Montagem - parte 9
Preparação para o polimento. Depois da aplicação do verniz eu lixo com muito cuidado com lixa 2000 e se precisar lixa 1000. Depois uso massa de polir. Em seguida lavo tudo para remover o excesso de massa e encero as peças. Uso lustra móveis para encerar. Além de brilhante o modelo fica perfumado. Depois disso tudo é proibido pegar com a mão - agora sempre usando luvas nas duas mãos.
O bico do bólido ficou bom, apenas bom, não ótimo na minha opinião. Tirei algumas fotos no sol. Dá pra ter noção de como ficou o meu vermelho levemente perolizado.

Montagem - parte 8
Bem, fiz a impressão final do código de barras do decal faltante a 600 dpi na impressora, seleção para papel fotográfico. A impressão ficou bem certinha e o tom do vermelho bem próximo da pintura. Apliquei o verniz para proteger, pois a tinta da impressora não é a prova d'agua.
Fiz a impressão maior, então tem que cortar depois de aplicar.
Tive que fazer vários retoques, pois um pouco da impressão não resistiu a água. Retoques necessários no vermelho, preto e no branco. Ainda faltam mais alguns retoques mas já deu pra perceber que deu certo, pelo menos pra mim. Agora vou preparar todas as peças para o verniz e polimento final da pintura.
Montagem - parte 7
Atualização do dia - somente adesivos ...

Montagem - parte 6
Hoje deu pra fazer muitas coisinhas e a principal foi a pintura vermelha. 
Também preparei os pneus para a colagem dos adesivos. Passei verniz brilhante nas bordas do pneu para uma melhor adesão. Na finalização eu vou passar um pneu pretinho pra igualar o brilho na banda e na borda.
Preparei as peças para o banho de sangue. Levei uma hora e meia pra empapelar tudo. Devia ter pintado o vermelho antes do preto! Teria poupado tempo e muita fita crepe.
Decidi fazer a cor! Fiz algumas experiências no papel e acho que cheguei no que eu queria. Vou usar o vermelho Laca Gerânio e um pouco de Prata pra ficar levemente perolizado. Ao adicionar o prata o vermelho vai ficar mais claro, então eu escureci com um pouco de carmin. Preparei as cores separadas pra depois ir dosando o Carmin no vermelho pra não ultrapassar o tom. Resultado final: vermelho levemente perolizado. Mandei ver o vermelho nas peças. Todas as peças vermelhas pintadas. Não tem como refazer a cor certinho! Depois de adesivado e envernizado vai ficar o bicho - se eu não errar mais nada claro.
Montagem - parte 5
Olá
Pra uma Ferrari de corrida estou indo muito muito devagar nesta montagem. 
Esta semana fiquei muito pouco na bancada mas, o resultado taí ...
Asas dianteiras são as únicas peças que vieram com adesivos para simular a fibra de carbono. 
Fiz um pequeno efeito nas grades dos radiadores.
Fabriquei a prancha que fica embaixo do carro com madeira balsa e envelheci com betume da Judeia.
Comecei a dar um pouco de atenção ao motor agora. O motor desta Ferrari é bem pequeno e fica bem escondido - terão vários dutos encima do motor que esconde boa parte do V8.
O escapamento que veio era bem curto e a ponteira não apareceria saindo da carenagem, então fiz outra ponteira mais longa.Tentei fazer algum efeito de queimado nas curvas, mas não ficou como eu queria - nem perto na verdade.
Montei toda a suspensão traseira com o motor. Começando a tomar forma a coisa ...
O motor vai sumir quando eu colocar todos as peças e carenagens. É obrigatório que eu faça o detalhamento para destacar este motor um pouco mais. Já estou juntando material para detalhar cabos, fios e mangueiras.


Montagem - parte 4
Segue aí mais uma atualização do processo.
Os cubos das rodas traseiras já prontos.
Os radiadores já pintados mas ainda faltando algum desgaste e mangueiras.
Iniciando a confecção dos cintos de segurança. Estou utilizando fitas de tecido (para pacotes de presente). Passei um pouco de cola branca por traz da fita pra não desfiar muito.
Volante multi função e multi colorido.
Gastei mais de uma hora empapelando a carenagem pra pintar a parte de dentro de preto. Quase no fim que me dei conta que por dentro eu poderia pintar com pincel!!! Dai tirei a fita crepe e pintei com pincel reto e chato. Por dentro das carenagens não precisa ficar perfeitamente uniforme uma vez que tudo é feito de fibra de carbono. Mesmo assim ficou unifome. Vai precisar vários retoque no primer antes da chegada do vermelho.
Fiz a simulação da fibra de carbono que estou usando em todo o modelo com o pincel e tinta prata e preta.
As calotas traseiras e dianteiras já estão prontas. 
O bloco da camera on board que fica bem acima do tunel de entrada de ar também pintado e pronto pra instalação assim como o chassi já pintado com a proteção térmica e adesivos.
Montagem - parte 3
O bico do aerofolio sendo preparado para pintura das pequenas aletas, que eu devia ter pintado antes de colar. Muitas pequenas peças já prontas aguardando montagem. Quase tudo neste carro é feito de fibra de carbono: bico, aerofólio dianteiro, traseiro, todas as carenagens, cockpit, assento, painel, braços da suspensão, cubo da roda, etc.
Fiquei pesquisando como simular a fibra de carbono nas peças e só encontrei dicas usando adesivos. Não procurei onde comprar porque em todas as fotos do modelo em que vi aplicado, achei que a malha da FC fica fora da escala 1:20. Além de ser caro e demorar uma eternidade pra chegar. Na impressora fica um borrão só na escala certa. Então fiz alguns testes em outras peças não deste carro e vou fazer tudo assim:
  • pinto a peça de preto com o aerógrafo e deixo secar bem;
  • com um pincel reto e quase seco passo a tinta prata acrílica pastosa direto do tubo somente num sentido, para que fique as marcas das cerdas - deixo secar; 
  • com o pincel reto agora passo o preto no sentido perpendicular do prata; deixo secar;
  • bastante atenção nesta técnica é essencial para não ficar manchado, borrado ou exagerado; 
  • finalmente passo verniz brilhante por cima de tudo. Fica uma textura não uniforme, como deve ficar a fibra de verdade.
Montagem - parte 2
Foi dada a largada.
Montagem - parte 1
Agora é pra valer!
Oficialmente iniciando a temporada de 2016 estou montando a Ferrari F60.
O kit é o tradicional Tamiya na escala 1:20.
Um breve histórico:
A Ferrari é a única equipe que competiu em todos os anos do GP de Fórmula Um desde a sua criação em 1950, e seu F60 comemorou em 2009 os 60 anos da empresa nas corridas de F1. Devido aos novos regulamentos de corrida para a temporada de 2009, o design da máquina sofreu modificações extensas  tais como asa traseira mais estreitas e dianteira mais larga. Os espelhos laterais exclusivos são montados em longos suportes que também ajudam no fluxo de ar.
O F60 é alimentado por um motor V8 2.400cc e apresenta o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (KERS) – a energia da frenagem é convertida em eletricidade por um motor e armazenada na bateria. Enquanto a primeira metade da temporada de 2009 foi desafiadora, o desenvolvimento contínuo levou Kimi Raikkonen a 1º e 2º lugares no GP da Bélgica e Hungria respectivamente e Felipe Massa a 3º lugar no GP da Alemanha. Montarei o bólido conforme as instruções - não vou inventar nada mesmo porque trata-se se um carro histórico.

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