PBM-5A Mariner - Minicraft 1/72

Finalização.
Bem amigos, esta é a última postagem! A diversão acabou. O diorama está finalizado 100%. O processo levou 8 meses exclusivos neste diorama. Consegui terminar a tempo pra levar no X Open Superkits que acontece agora sábado e domingo (3-4/Junho/2017). Todos os detalhes de cada etapa e cada kit usado estão nas páginas anteriores aqui no blog.

Então sem mais delongas, orgulhosamente apresento o diorama do PBM-5A Mariner 1/72.
Video do diorama finalizado Video do making off do diorama
Agora vou limpar e ajeitar minha bancada, tá um caos faz tempo, e em breve iniciar outro avião. Nos vemos no GT-29 Bombardeiros.Até breve então e muito obrigado a vocês que acompanharam e comentaram durante este longo processo.

Montagem - parte 23
Olá a todos. Segue aí as ultimas etapas do enchimento do mar. Deu um baita trabalho!! Foi quase 1 semana pra encher tudo. Tem que esperar as camadas de resina endurecer e o cheiro é terrível. Usei corante demais e ficou um azul muito escuro, mas não faz mal - era uma praia no Caribe na costa da Florida. 


Montagem - parte 22
Ops!
Exagerei no corante. 
Não vou mais tingir a resina. Até aqui foram 2kg, que renderam apenas 1,3 cm. 
Amanhã vou comprar mais 4kg e aplicar. 


Montagem - parte 21
Olá a todos que acompanham esta saga.
Chegando aos finalmente, finalmente...
Decidi há alguns dias colocar mais alguns itens no diorama. Um deles é um tubarão! Ia colocar um  golfinho, mas golfinhos nadam em bandos e eu só tava afim de fazer 1 então optei por um tubarão pequeno. Outra coisa é que nas fotos de referência tem alguns marinheiros dentro da água e eu não encontrei a venda soldados em roupa de praia na escala 1/72. Então resolvi testar minha habilidade de escultor pela primeira vez e fabricar estes itens em durepoxi.
Vejam o resultado:

Montagem - parte 20
Aqui estão a fabricação dos barcos e todos os seus acessórios. Também finalizei o jeepinho e seu trailer. Comecei a trabalhar na base do diorama.


Montagem - parte 19
Olá amigos. Aqui vai mais uma atualização do diorama!
Desta vez estou fabricando a lancha que aparece ao lado do avião na foto abaixo. 
Como não encontrei nenhum kit parecido parti para a construção scratch.
Usei papel e madeira balsa de 1 mm. Para cobrir as frestas estou usando a massa F12 que eu usei muito quando brincava de fazer móveis. É bem barata, tem de várias cores e tamanhos e dá um acabamento muito bom, é fácil de lixar e dá pra diluir em água. Talvez seja uma boa alternativa as putty Tamiya, Revell ....
Ainda faltam muitos detalhes a adicionar neste barco mas devagarinho tá saindo.
Na próxima postagem já estará 100% pronto.
Vejam aí o passo a passo de como está ficando:

Montagem - parte 18
Olá amigos,
Então ... demorou mas terminei a montagem do avião - o componente principal do meu diorama!!
Este kit da Minicraft é ótimo, tudo se encaixou muito bem menos o trem de pouso recolhido - acho que foi feito para ficar aberto. Tive que forçar o pneu no buraco e quase que o pastel se abriu!
Pra um avião durante a 2ª guerra e que opera no mar achei que não ficaria bom limpíssimo e brilhando, por isso fiz bem sujo e desgastado.
Segue aí as fotos finais para apreciação... 
Montagem - parte 17
Após muito tempo retomei a montagem do avião. Dei uma desanimada feia pois tive vários problemas na pintura do avião. Primeiro foi que de alguma forma o talco que eu uso pra vestir as luvas foi parar encima da pintura recém feita. Depois o aerógrafo levantou muita sujeira (minha cabine de pintura tinha muito pó acumulado).
Meio desanimado lixei as partes piores da pintura e refiz boa parte do avião.
Até comprei uns vidrinhos para preparar e guardar as cores que eu faço.
Ainda vai ter muitos retoques e efeitos. Quero suavizar a transição do azul escuro para o claro e do claro para o branco. Tem que limpar as janelas, retocar o carinha na porta, etc - ainda vai longe.
Com o avião já se encaminhando para os finalmente comecei a planejar a base e arranjo do diorama.
Mais um item acabou de chegar! O último veículo, mas só vou montar depois de finalizar o avião.
Vejam as fotos aí: 


Montagem - parte 16
A coisa tá andando meio devagar mas não tá parada.
Estou preparando o pessoal deterra nas suas posições. Estou pensando seriamente em duplicar os tambores! Já pesquisei e talvez faça moldes com silicone liquido e resina.
Tem uma turma manuseando bombas.
A carlinga está colada e fexei as frestas com massa (usei putty Testor que é mais macia que a Revell) e mais fácil de lixar.
Agora tudo está no primer. Comprei um primer branco mas não funcionou. Fiz uns testes e ficou muito grosso, daí usei o primer cinza mesmo. Depois fiz o pre-shading. Nunca tinha feito os efeitos assim, sempre fiz depois da pintura com betume da judeia e giz pastel. Desta vez só usei giz pastel com águaEsperei um pouco e tirei o excesso com um paninho úmido.Gostei bastante do resultado.Semana que vem faço a pintura com o navy blue e vamos ver como fica.


Montagem - parte 15
Mais uma atualização da montagem. 
Desta vez atenção total ao avião.
Estou posicionando o pessoal dentro do avião. Colei um suporte para a plataforma não sair do lugar. Preparei a montagem dos acessórios das asas. 
Asas prontas só faltando massa e lixamento. Os flutuadores só vou colar depois da pintura.
Finalmente fechei a fuselagem - foi uma longa espera. Agora é preparar a montagem da asa na fuselagem. Esperar a cola secar bem para depois passar massa e lixa na junção da asa. Acho que a pintura dá pra iniciar daqui uns 2 dias.
O bicho é grande! A base que eu imaginei é pequena, quando chegar a hora vou construir uma maior - talvez 50 x 60.
Montagem - parte 14
Estou posicionando o pessoal mexendo com as caixas na área de carga na traseira do avião. Fiz uma pequena plataforma com alumínio e colei dentro perto da porta traseira. Depois que fechar vai ficar escuro lá dentro.
A fuselagem ainda não fechada - falta colar os carinhas nas portas dianteiras.
Montagem - parte 13
Finalização do 3º veículo do diorama! 
Montagem - parte 12
Continuando com o processo do diorama, já estou perto do fim do 3º veículo. 
Kit da ACE bem simples e com poucas peças. Encaixes pouco precisos e com muitas frestas - muita massa e lixa pra tirar estas frestas.


Montagem - parte 11
Terminei o 2º caminhão que vou por no diorama. O kit da IBG Models (Polonia) é excelente! Muito bem detalhado e com encaixes perfeitos. Porém o plastico é meio diferente, é mais duro - difícil de lixar e bem quebradiço. 
Comprei um novo estojo para as cores do giz pastel.
Prepare finalizei o motorzão.
As proteções do farol não vieram vazadas! Refiz com folha de alumínio e uma redinha - deu um trabalhão.
Vou colocar umas caixa espalhadas no diorama então montei algumas que achei na internet. Sim, sim são de papel.
Depois de todas as peças pintadas, hora da montagem final. O chassi tem umas 50 peças...
A cabine é muito apertada - o motorista perdeu os pés e ainda afundei o assento pra ele caber.
Vão ficar guardados até o diorama estar quase pronto - tomara que a espera não seja longa.

Montagem - parte 10
Ufa !!
Depois de um eternidade terminei de pintar todas as figuras do diorama.
Até agora tem 31, mas talvez ainda precise mais ... 


Montagem - parte 9
Iniciando montagem do 2º caminhão.
Caramba, como tem peças!!
As portas são separadas então dá pra ver dentro. Vou colocar um motorista lá. A caçamba também é aberta e tem bancos - dá pra colocar soldados e caixas diversas (mais soldados pra pintar!).

Montagem - parte 8
Iniciando pinturas da população. Quase prontos - muuuito trabalho e vários dias.
Mas olha só o que acabou de chegar...(mais um item pro diorama).
Montagem - parte 7
Esta semana consegui um tempo e montei inteiramente o 1º item do diorama: o caminhão GMC CCW 353.
O kit é fabricado pela PST (não conhecia), vem da Belarus. É um bom kit, porém encontrei alguns problemas: os encaixes não são muitos precisos e nas instruções faltam detalhes, especialmente das peças opcionais e não há nenhuma indicação de onde colocar os adesivos - mas internet serve pra isso.
No geral eu gostei sim, tem um bom nivel de detalhes principalmente no chassi. Pena que no diorama não vai ser visível. Cabine veio injetada em 2 cores, então tem que passar um primer antes.
Montagem - parte 6
Montagem parada, mas as compras não...
Novos itens para compor o diorama.
2 caminhões já chegaram, ainda faltam um jeep e um staff car.


Montagem - parte 5
Olá amigos.
Estou de volta. Ainda que muito devagar, mas o diorama não esta abondonado.
Segue uma breve atualização do processo.
Estou preparando a população do diorama. Vários soldados espalhados pra todo lado.
No avião, no deck, nos barcos, nos carros etc.
Nem sei quais vou ou não vou usar mas já vou deixá-los pintados...Retirei as bases das figuras e colei uma barrinha metálica em cada um. Todos já com o primer. Agora tenho que pesquisar as cores dos uniformes e pintar cada um deles. Acho que nem vou usar todos. E ainda faltam os marinheiros que ficarão dentro da água e que estarão sem camisa - ainda não sei como fazer isso

Montagem - ideia geral do diorama

Basicamente a ideia do diorama é recriar a situação do avião como na foto abaixo. Atracado perto da base e sendo reparado/preparado para alguma missão.
Alguns barcos/lanchas ao redor da aeronave e muitos marinheiros. Os barcos certamente serão scratch. Os marinheiros terão que ser modificados também.
Quero colocar alguns veículos estacionados (1 jeep, 1 caminhão e 2 carros dos anos 40 claro). Ainda não pensei se os veículos serão kits montados ou diecast. Tambores, caixas e outros materiais espalhados pra todo lado também.
Usei o Google SketchUp pra desenhar o modelo 3D mas não encontrei nem o avião correto e nem carros da época, mas é só pra ter uma ideia da maquete.
Recortei a silhueta do modelo num papel para ajudar no posicionamento no diorama. Agora tenho que estudar o relevo, piso, água, etc...
Vou colocar um barco carregando caixas e pessoal no avião pela porta lateral, então tive que abrir mais uma porta no kit. Mais uma porta para fazer com alumínio e vai dar pra ver um pouco por dentro do avião, então tem que detalhar um pouquinho esse interior.
Meus soldados chegaram hoje!! Mal sabem eles que serão convertidos para marinheiros norte americanos, eheheh.
Montagem - parte 4
Mais um pequeno progresso na montagem


Montagem - parte 3
Dando continuidade ao processo, segue o pequeno andamento da montagem.
Consegui fazer o fechamento da abertura errada da porta que eu fiz. Tentei até refazer as linhas dos painéis que foram perdidas no lixamento. 
A parte interna já pintada na cor  'interior green'.
No cockpit os paineis dos equipamentos de rádio fiz na impressora e usei papel auto adesivo transparente, não usei waterSlide. Ainda falta o painel principal de instrumentos. Tive problemas na impressão! O bom é isso, dá pra reimprimir quantas vezes precisar.


Montagem - parte 2
Putz - o buraco é mais embaixo !!!
As portas não são simétricas! A do lado direito fica mais para traz!! A porta direita fica entre aquilo que parece ser 2 ganchos de amarração. O jeito é abrir um novo buraco no casco e fechar o buraco errado. Colei uma redinha por dentro para dar mais apoio a massa. Vou usar uma parte do sprue pra fazer uma placa para colar e fechar o buraco. Muita cola...e muita massa...por fora e por dentro.
Montagem - parte 1
Agora em definitivo no hangar para mais uma montagem.
Desta vez é o hidroavião PBM-5A Mariner 1/72 da Minicraft.
Pretendo fazer um diorama e colocá-lo na água com várias figuras, barcos e veículos.
Comprei este kit em abril de 2014 e já está na bancada! Não esperou nem 3 anos.
Como vou colocar o modelo na água o porão de bombas vai ficar fechado. Numerei as peças dos flaps pra não me perder muito depois.
AS portas dianteiras não estão abertas no kit, mas como quero copiar a imagem da web vou abrir as portas dos dois lados. No kit só tem o contorno.
Fiz um molde na fita crepe e cortei com a micro serra. Daí fiquei estudando como fazer as portas. Fiz moldes de fita crepe colados no alumínio (latinha de cerveja). Acho que vai dar certo. As portas tem vários detalhes estruturais por dentro - vai dar um trabalhinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário